terça-feira, 20 de agosto de 2013

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL E FOTOGRAFIA AUTORAL

“Fotografia de Claudia Andujar”
Dia 11 junho, a temática do Grupo de Estudos da Omicron (GEO) será sobre as inter-relações entre a fotografia Documental e Autoral.
De acordo com a professora e fotógrafa Lu Berleze, mediadora do GEO, serão analisados alguns trabalhos fotográficos que “flutuam entre um universo e outro”.
Dentre eles, aponta Nicole, entram as fotografias de Gilvan Barreto (que estará lançando o livro Moscouzinho durante o Stop Fotográfico, evento produzido pela omicron nos dias 21, 22 e 23 de junho), Claudia Andujar, Estáquio Neves, Gui Mohallen, Xavier Ribas, Antoine D’Ágata, Elza Lima, Matteo Rebuffa e Laurent Chéhère. Abaixo, você pode conferir algumas das imagens desses fotógrafos.
Lembrando que o Grupo de Estudos Omicron é dedicado a discussão e debate de assuntos relacionados ao mundo da fotografia. É aberto a qualquer um que queira participar, e uma importante forma de se manter atualizado através do compartilhamento de experiências e conteúdo entre os participantes.
Os encontros acontecem na Omicron, das 19h30 às 21h30.


Um dos pioneiros da Fotografia no Brasil foi o pintor e naturalista francês radicado no BrasilAntoine Hercules Romuald Florence. Florence, que chegou ao Brasil em 1824, estabeleceu-se em Campinas, onde realizou uma série de invenções e experimentos. No ano de 1833 Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Ainda que totalmente isolado e sem conhecimento do que realizavam seus contemporâneos europeus, Niépce e Daguerre, obteve o resultado fotográfico, que chamou pela primeira vez de Photografie Pela descoberta de Florence, o Brasil é considerado um dos pioneiros na Fotografia.
O início da fotografia no Brasil não se pode esquecer do Imperador Dom Pedro II, que foi um fotógrafo apaixonado. O abade Louis Compte em 16 de janeiro de 1840 quando aportou no Rio de Janeiro fez uma demonstração à Dom Pedro II da daguerrotipia (fonte: Jornal do Commercio, de 17 de janeiro de 1840, Rio de Janeiro). D. Pedro II, possivelmente tenha se tornado o primeiro fotógrafo com menos de 15 anos do Brasil, quando no mesmo ano de 1840 adquiriu um daguerreótipo, em Paris.
Augustus Morand , fotógrafo norte-americano (1815-1862), fez as primeiras fotos da família imperial do Brasil, isso ainda em 1840.

Novas tecnologias vieram, vinda por imigrantes radicados no Brasil, por exemplo o colódio úmido. Estúdios de retratistas se espalham pelas principais cidades brasileiras. O alemão Alberto Henschel abre escritórios em São Paulo, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro grande empresário da fotografia brasileira. Nesse período, também se destacam Walter Hunnewell, que faz a primeira documentação fotográfica da Amazônia, Marc Ferrez, que produz imagens panorâmicas de paisagens brasileiras, e Militão Augusto de Azevedo, o primeiro a retratar sistematicamente a transformação urbana da cidade de São Paulo. E ainda Victor FrondGeorge LeuzingerAugust Stahl e Felipe Fidanza .

Na década de 1940, dá-se o ápice do Fotoclubismo, movimento que reunia pessoas interessadas na prática da fotografia como uma forma de expressão artística. Os primeiros fotoclubes surgem no início do século XX, mas somente a partir dos anos 1930 passam a ser decisivos na formação e no aperfeiçoamento técnico dos fotógrafos brasileiros.
•Principais fotoclubes: Photo Club Brasileiro, fundado no Rio de Janeiro em 1923, e o Foto Cine Clube Bandeirante, criado em São Paulo em 1939.
•Principais fotógrafos expoentes do fotoclubismo e alguns deles representantes do Movimento Moderno na fotografia:Thomas FarkasJosé Oiticica FilhoEduardo SalvatoreChico AlbuquerqueJosé YalentiGregori Warchavchik (também arquiteto), Hermínia de Mello Nogueira BorgesNogueira BorgesGeraldo de Barros e Gaspar Gasparian.
A partir do pioneirismo publicitário de Chico Albuquerque, que fez fotos para a primeira campanha publicitária usando a fotografia em 1948, despontam novos autores como Bob WolfensonMarcio ScavoneArnaldo PappalardoClaudio ElisabetskyJ.R. DuranElla DurstMiro e Dercilio Vanzelli.
Nos anos 1950, o Fotojornalismo é impulsionado pelas revistas O Cruzeiro e pelo Jornal do Brasil, que passam a dar destaque para a fotografia em suas páginas.
Assis Chateaubriand, diretor da revista O Cruzeiro, contrata Jean Manzon, transformando-a na mais importante do país.

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